Por: Cíntia Ferreira
O Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), em Belo Horizonte, foi reinaugurado oficialmente no dia 21 de dezembro. O novo Mineirão foi reformado para receber dois grandes eventos esportivos: a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. Todos os assentos do novo estádio foram fabricados pela empresa cambuiense Rhodes. No total, 62.317 mil assentos foram produzidos pela indústria entre julho e outubro de 2012. A Rhodes forneceu todas as cadeiras das arquibancadas, área coberta e VeryVip.
De acordo com o gerente industrial da empresa Rhodes, Kleber Jorge, os assentos foram comprados pelo Consórcio Minas Arena, formado por Construcap, Engesa e HAP. “Foram consultadas e apresentadas amostras de vários concorrentes e a Rhodes conseguiu apresentar o melhor custo/benefício para o fornecimento”, explica. Com a fabricação das cadeiras para o Mineirão, a Rhodes gerou cerca de 35 empregos em Cambuí. O gerente industrial da empresa conta que, mesmo após a entrega dos produtos, 20 funcionários continuam empregados.
Kleber afirma também que os assentos foram fabricados de acordo com os padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que o design das cadeiras foi criado internamente pela empresa e aprovado pelo Minas Arena. “Todo o desenvolvimento foi baseado na norma ABNT 15925, a qual exige resistência dos materiais empregados anti-UV [ultravioleta] e também propagação de chamas V0, ou seja, autoextinguível. Para esse desenvolvimento, contamos com parceiros no Brasil e também na Itália, de onde vieram as matérias-primas plásticas”, esclarece.
Ao todo, na reforma do estádio, foram gastos R$ 666,3 milhões. Essa é a segunda obra a ficar pronta para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo. O primeiro jogo que deve acontecer no novo Mineirão está previsto para o dia 3 de fevereiro será o clássico mineiro entre
Atlético e Cruzeiro.´
Fonte: Jornal A Gazeta do Vale, edição 175 de 10 de janeiro de 2013.