Gastos com o novo escritório devem caber no orçamento
Binato diz que é comum os empreendedores se empolgarem com o novo escritório e montarem uma estrutura com o objetivo de impressionar clientes e fornecedores, sem levar em conta o fluxo de caixa e os custos fixos que terão dali pra frente.

No caso de um imóvel alugado, os custos fixos do imóvel em condições normais de funcionamento, desconsiderando a implantação, não podem ultrapassar 5% do faturamento da empresa, segundo o diretor-executivo do Instiad.
Espaço tem que prever crescimento da empresa, mas sem desperdício
É recomendado que o empresário sempre deixe alguma estação de trabalho disponível para um futuro crescimento. O que vai determinar esse espaço reserva necessário é o tamanho atual da empresa e o plano de negócios para os próximos meses.
“Se a empresa usa seis baias de trabalho, pode montar o escritório com oito. Muito mais do que isso é desperdício de dinheiro, pois o metro quadrado está muito caro”, afirma a arquiteta.
Decoração tem que passar imagem de profissionalismo
Segundo a arquiteta, a iluminação é um item em que não se deve economizar. “Tem que ser agradável para passar bem-estar para os ocupantes, bem como a climatização. O ambiente tem que ser de fácil limpeza e organizado, com as coisas guardadas em armários”, diz.
Confira mais em Eroflex
Fonte: Uol