Com o objetivo de fornecer espumas de alta qualidade, todas as cadeiras Eroflex são fornecidas com espumas injetadas de alta resiliência e densidades mínima de 45 kg/m3.
O que é uma espuma de qualidade ?
O mercado brasileiro está habituado a usar a característica física: ”densidade”, para qualificar a espuma, ou como indicador de “dureza” da mesma.
Este é um grande equívoco, pois densidade, isoladamente, não quer dizer nada nem quanto à qualidade, nem quanto à dureza.
A densidade das Espumas
A densidade não está relacionada diretamente com a “dureza da espuma”. Variando-se a proporção entre o Poliol e o Isocianato, os dois componentes básicos do poliuretano, pode-se obter uma espuma muito dura de baixa densidade ou um a espuma “mole” de alta densidade – ambas de péssima qualidade, pois comprometem outras propriedades físicas da mesma, tais como: deformação, resistência ao rasgamento, resiliência (capacidade de retorno da espuma, quando comprimida), toque, etc.
A densidade é um indicador da quantidade de massa (matéria prima) aplicada num determinado volume (molde) que só tem valor se acompanhada de outros indicadores das características da espuma.
Indicadores de qualidade de uma espuma
“Compression Set” 50 % ou Deformação Permanente
Mede a deformação ou perda de espessura da espuma quando comprimida a 50 % de sua espessura. Uma espuma de excelente qualidade deve apresentar um “compression set” inferior a 10% de sua espessura inicial.
ILD ou Suporte de Carga
Mede a força para deformar a espuma em um determinado percentual de sua espessura. É definido como sendo uma medida de capacidade da espuma suportar carga. Em outras palavras, o suporte de carga é a dureza da espuma. Uma espuma de excelente qualidade deve apresentar um ILD 65% entre 500 e 600N.
Os três indicadores juntos: densidade, deformação permanente e Suporte de Carga são necessários e suficientes para avaliar uma espuma.
É claro que a qualidade da espuma vai depender da matéria prima. Só utilizamos poliuretano linha automotiva injetamos em máquinas de alta pressão italianas que garantem homogeneidade do produto quanto a: densidade, suporte de carga e deformação permanente, impossíveis de se garantir em máquinas de baixa pressão. Assim, espuma injetada não é sinônimo de qualidade.
Consulte mais em Eroflex
Fonte: Mundodaergonomia