Páginas

Arquitetura Corporativa



Um dos desafios enfrentados pela arquitetura corporativa é otimizar os espaços disponíveis para ambientes de escritório, pois os projetos precisam atender as necessidades tanto dos profissionais que irão exercer suas atividades no local quanto dos clientes que terão acesso a ele. Geralmente a área disponível não é a ideal para se oferecer todas as soluções necessárias, visto que o custo de compra ou aluguel de salas empresariais vem aumentando a cada dia. Para desenvolver em espaços pequenos ambientes que sejam aconchegantes e funcionais é necessário um planejamento muito bem estruturado, a fim de lidar tanto com o conforto das pessoas que ocuparão o espaço quanto com a organização e arquivamento de todos os papéis, documentos e equipamentos que estão presentes no dia a dia das empresas.

Mesmo em empresas que possuem um espaço reduzido é possível criar ambientes agradáveis e ergonômicos, utilizando para isso algumas estratégias da arquitetura corporativa, da decoração e da ambientação voltadas a projetos empresariais. O primeiro ponto a ser levado em consideração ao desenvolver ambientes empresariais é a funcionalidade. O design e a beleza também devem estar presentes nesses espaços, desde que sejam funcionais e contribuam com a produtividade e qualidade de vida das pessoas que ocuparão o espaço. O mobiliário e a decoração precisam ser bonitos, mas precisam ser também confortáveis, ergonômicos e funcionais. É preciso levar em consideração diversos aspectos, como por exemplo, o tamanho das mesas de trabalho, o design e a ergonomia das cadeiras que precisam se ajustar a cada tipo de pessoa e a forma como documentos e materiais serão armazenados.

A organização e arquivamento de documentos, materiais e equipamentos é outro importante aspecto a ser levado em consideração durante a elaboração de um projeto. Incluir armários, gaveteiros e arquivos deslizantes é fundamental para um ambiente limpo e organizado. ‘Algumas empresas possuem problemas com a organização de seus materiais, é comum visitar espaços onde as mesas de trabalho estão repletas de papéis e outros materiais. Isso geralmente acontece porque as pessoas não tem onde guardar e arquivar esses materiais. O ideal é que cada colaborador possua um gaveteiro próximo a sua mesa onde possa guardar objetos pessoais e materiais que utiliza com frequência. Nos armários devem ser colocados documentos e materiais pouco utilizados, e nos arquivos deslizantes, deve ser arquivado documentos que já não são muito utilizados.

Confira mais em Eroflex

Fonte: ForumArquitetura

Reforma de Cadeiras



A Eroflex, empresa especializada em mobiliário corporativo também conta com serviços de reforma de cadeiras para escritório, contando com a colaboração de excelentes profissionais, está apta para atendê-lo em todo serviço de reforma de cadeiras para escritório, longarinas, poltronas, trocamos revestimento e substituímos  peças referentes a esses produtos.

Desde 1995 prestamos nossos serviços em várias empresas da grande São Paulo e interior, sempre contando com a satisfação de nossos clientes.

A organização no ambiente de trabalho


Para trabalharmos bem, precisamos estar num ambiente agradável - limpo, organizado, de fácil acesso. Para tanto, precisamos usar o 5S. Veja como estas cinco palavras japonesas podem fazer a diferença em seu local de trabalho.

Dê uma olhada no seu local de trabalho - seja ele uma sala de escritório, uma oficina, um táxi, qualquer lugar  - é um lugar organizado? Devido à correria do dia a dia, não temos tempo para prestarmos atenção nisso. E por isso, em alguns casos, trabalhamos num lugar desorganizado.

Tem gente que acha que este tipo de ambiente indica que os funcionários trabalham bastante, não tendo tempo para cuidar destas coisas. Mas podemos continuar produzindo o suficiente e, ao mesmo tempo, cuidar do nosso local de trabalho.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que esta organização é importante. Afeta até mesmo o nosso rendimento no serviço. Quando estamos num lugar organizado, trabalhamos mais animados. Se precisamos procurar alguma coisa como uma ferramenta ou uma nota fiscal, achamos com muita mais facilidade.

Agora, se temos problema com a organização, existem algumas ferramentas que podem nos ajudar. Uma desta ferramentas é o 5S - uma metodologia japonesa para organização de qualquer ambiente.

O que significa os 5S? São palavras que, transliteradas para o nosso idioma, começam com a letra S. São elas: Seiri, Seiton, Seisõ, Seiketsu e Shitsuke. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas:
Seiri -  senso de utilização - verifica o que é realmente necessário no ambiente de trabalho ( ferramentas, materiais, papéis etc ). O que não está sendo usado é guardado ou descartado. Este processo diminui os obstáculos à produtividade no trabalho.

Seiton - senso de ordenação - enfoca a necessidade de um espaço organizado ( quadro de ferramentas, arquivo de documentos etc ). Dispomos os materiais que precisamos no nosso serviço de maneira a melhorar o fluxo do nosso trabalho e eliminando movimentos desnecessários.

Seisõ - senso de limpeza - a limpeza é uma necessidade diária de qualquer ambiente. Geralmente, em escritórios existe uma equipe que faz esta limpeza. Mesmo assim, podemos ajudar jogando o lixo fora, por exemplo. Existe ambientes, como as oficinas por exemplo, onde os funcionários devem fazer esta limpeza. No final do expediente pode-se tomar alguns minutos para executar esta organização.

Seiketsu - senso de saúde - este senso pode parecer um tanto metódico, mais é importante. Basicamente, ele padroniza as práticas do trabalho, como manter os materiais juntos, canetas com canetas, livros com livros e assim por diante. Favorece à saúde física, mental e ambiental.

Shitsuke - senso de autodisciplina - quando implantamos os últimos quatro S considerados, aplicamos este quinto S para fazer a manutenção e manter a ordem em nosso ambiente de trabalho. É um tanto difícil, pois é necessário fazer com que os funcionários mantenham à ordem no local de trabalho. Devem seguir regras como " usou, guarde", "sujou, limpe". Como eu disse, não é fácil, mas é importante tentar.

Algumas empresas fazem ,periodicamente,  inspeções nos departamentos para a verificação da organização. Pode se nomear alguns funcionários para fazer estas inspeções de tempos em tempos. O objetivo é fazer uma manutenção dos 5S, ajudar na aplicação dos princípios por parte dos funcionários.

Se você nota que sua empresa está com problemas de organização, que tal aplicar os 5S? É fácil, prático e o melhor - aumenta a produtividade dos funcionários! É o que toda empresa quer.


Confira mais em Eroflex

Fonte: Administradores

Instruções de Limpeza de sua cadeira Eroflex


Plásticos



As superfícies de plástico devem ser limpas com um pano macio e úmido. Para as manchas mais difíceis, diluir sabão líquido neutro em água. Nunca aplicar acetona, solvente, amônia e detergentes que possam tirar o brilho do material. Evitar arrastar objetos na superfície dos produtos, pois podem riscá-la. Evitar o calor direto.

Metais


As superfícies metálicas de aço e alumínio devem ser limpas com um pano macio e úmido com água morna. Para as manchas mais difíceis, diluir sabão líquido neutro em água morna e em seguida secar com um pano macio. Não usar cremes, pastas, alvejantes de cloro e outros produtos de limpeza ou compostos abrasivos como, esfregões e esponjas, pois podem riscar as superfícies. Cuidado extra com manchas de alimentos, café, suco de frutas e refrigerantes de cola. Se não removidos imediatamente, podem manchar permanentemente a superfície.

Estofados



Não utilizar produtos abrasivos ou químicos. Limpar regularmente utilizando escova com cerdas macias, levemente umedecida com água ou, em casos mais críticos, diluir sabão neutro líquido em água. Não utilizar pano para limpeza de tecido, evitando assim a transferência de fibras e formação de pillings (bolinhas). O acúmulo de poeira, umidade e suor podem manchar o tecido, deixando o produto com aspecto envelhecido e de difícil remoção da impregnação. Para limpeza de couro ou similares, utilizar somente pano macio.

Madeiras


Utilizar pano macio e úmido embebido em água morna. Sempre secar após a limpeza. Remover imediatamente quaisquer resíduos para evitar a absorção. A superfície de madeira é material natural e pode ter alteração da tonalidade com o tempo. Evitar o calor direto sobre a superfície.

Confira mais em Eroflex
Fonte: Omp do Brasil

Espuma Injetada o que é ?





Com o objetivo de fornecer espumas de alta qualidade, todas as cadeiras Eroflex são fornecidas com espumas injetadas de alta resiliência e densidades mínima de 45 kg/m3. 

O que é uma espuma de qualidade ?

O mercado brasileiro está habituado a usar a característica física: ”densidade”, para qualificar a espuma, ou como indicador de “dureza” da mesma.

Este é um grande equívoco, pois densidade, isoladamente, não quer dizer nada nem quanto à qualidade, nem quanto à dureza. 

A densidade das Espumas

A densidade não está relacionada diretamente com a “dureza da espuma”. Variando-se a proporção entre o Poliol e o Isocianato, os dois componentes básicos do poliuretano, pode-se obter uma espuma muito dura de baixa densidade ou um a espuma “mole” de alta densidade – ambas de péssima qualidade, pois comprometem outras propriedades físicas da mesma, tais como: deformação, resistência ao rasgamento, resiliência (capacidade de retorno da espuma, quando comprimida), toque, etc.

A densidade é um indicador da quantidade de massa (matéria prima) aplicada num determinado volume (molde) que só tem valor se acompanhada de outros indicadores das características da espuma.

Indicadores de qualidade de uma espuma

“Compression Set” 50 % ou Deformação Permanente

Mede a deformação ou perda de espessura da espuma quando comprimida a 50 % de sua espessura. Uma espuma de excelente qualidade deve apresentar um “compression set” inferior a 10% de sua espessura inicial.

ILD ou Suporte de Carga 

Mede a força para deformar a espuma em um determinado percentual de sua espessura. É definido como sendo uma medida de capacidade da espuma suportar carga. Em outras palavras, o suporte de carga é a dureza da espuma. Uma espuma de excelente qualidade deve apresentar um ILD 65% entre 500 e 600N.

Os três indicadores juntos: densidade, deformação permanente e Suporte de Carga são necessários e suficientes para avaliar uma espuma.

É claro que a qualidade da espuma vai depender da matéria prima. Só utilizamos poliuretano linha automotiva injetamos em máquinas de alta pressão italianas que garantem homogeneidade do produto quanto a: densidade, suporte de carga e deformação permanente, impossíveis de se garantir em máquinas de baixa pressão. Assim, espuma injetada não é sinônimo de qualidade.

Consulte mais em Eroflex

Fonte: Mundodaergonomia

Como montar um refeitório ?


Deixe seu refeitório mais descontraído com a linha Light da EroflexPraticidade, segurança e durabilidade para ambientes corporativos. Confira abaixo alguns modelos:

                                                   

A linha Light conta com banquetas fixas e banquetas dobráveis em diversas cores, podendo também serem empilhadas para melhor aproveitamento de espaço após a utilização.
A Eroflex também conta com uma linha clássica de refeitórios confira abaixo:

      


      

Confira a Norma Reguladora 24.3 que lista as especificações para refeitório aqui

Confira mais em Eroflex.    










Porquê utilizar Cadeira Ergonômica?


Sentar é uma posição que acrescenta stress nas estruturas da coluna. Para evitar de desenvolver ou acumular problemas nas costas, é importante ter uma cadeira ergonômica que suporte a parte inferior das costas e suscite uma boa postura. Nos dias de hoje, muitos estarão sentados o dia todo - tanto nos ambientes de escritório como trabalhando nas máquinas.


Bem que sentar requer menos esforço físico que estar de pé ou andando, ainda assim põe muito stress na zona lombar. Efeitos combinados de um estilo de vida sedentário e um trabalho que requer estar sentado podem levar a ter muitos problemas de saúde. A escolha de uma cadeira adequada é um passo crítico em prevenir problemas de saúde para pessoas que trabalham numa posição sentada. 

Uma cadeira bem concebida permite ao utilizador sentar numa posição equilibrada. Comprar uma cadeira ergonômica é um bom começo mas tem que ser combinado com uma postura apropriada para maximizar os benefícios!

Confira abaixo alguns modelos de cadeira Eroflex



A escolha de uma cadeira adequada é um passo crítico em prevenir problemas de saúde para pessoas que trabalham numa posição sentada. Muitos conceitos básicos deveriam ser considerados:

A mesma cadeira não serve para todos ! As dimensões do corpo do utilizador têm que ser utilizadas quando escolher uma cadeira para que não distenda uma parte do corpo e assente a outra.

Como regra a altura ideal do assento é cerca de um quarto da altura corporal (a proporção torso para a perna pode variar amplamente).

Uma mesma cadeira não é adequada para toda atividade. Em outras palavras, um trabalhador industrial requer uma cadeira diferente ao do dentista ou de um informático. 

Os mecanismos de assentos sofisticados oferecem uma gama de opções ajustáveis que possibilitam cada cadeira de ser individualmente ajustável e permitir um sentar flexível. 
Assentos saudáveis e flexíveis permitem aos trabalhadores trabalharem efetivamente sem ficarem extremamente cansados. Cadeiras que promovem assento ativo significam menor dias de baixa e um desempenho aperfeiçoado. 
Características a serem procuradas numa cadeira ergonômica:

As seguintes características são muito importantes a tomar em consideração quando procurar uma cadeira ergonômica:

Altura do Assento - deverá ser facilmente ajustável.

Largura e profundidade do assento - deverá ter suficiente largura e profundidade para suportar confortavelmente qualquer utilizador. 

Encosto lombar - suporte inferior é muito importante, deverá ser ajustável em ambas direções verticais e atrás/a frente.

Apoio dos braços - deverá ser ajustável.

Qualquer cadeira ergonómica deverá rodar facilmente.

Estabilidade - uma base de cinco estrelas é recomendada para muitos ambientes laborais.

Material de assento - o material no assento e trás deverá  ter suficiente acolchoamento para ser confortável ao sentar por extensos períodos

Confira mais modelos de cadeiras em Eroflex

Fonte: Ergomat


Arquivo de aço como escolher ?


Os arquivos de aço pode ser utlizados para guardar pastas suspensas ou para arquivar fichas.
Os arquivos de aço para pasta suspensa podem ser de 2 , 3 ou 4 gavetas.
Já os arquivos para ficha podem se de 5, 6, 7, 8 ou 10 gavetas, conforme o tamanho da ficha.
É necessário escolher bem o tipo de arquivo a ser adquirido, bem como ter atenção quanto ao tamanho da ficha se for este o caso.
Para os arquivos para pasta suspensa disponibilizamos três opções: arquivos com patins de nylon, arquivos com rolamento e arquivos com trilho telescópio.
A primeira opção são arquivos de aço para pastas leves, a segunda para arquivos intermediários, e a terceira opção corresponde a arquivos onde será colocado maior quantidade de papéis e consequentemente maior peso.
Outra questão a ser analisada é quanto a chapa de aço que é fabricado o arquivo. Esta pode ser em aço chapa 26, chapa 24, chapa 22 e chapa 20.  A primeira opção é uma chapa mais fina indicada para pouco peso, a segunda opção é uma chapa intermediária . A terceira opção uma chapa reforçada que torna o arquivo mais reforçado, suportando maior quantidade de papéis.  Já a quarta opção, uma opção extremamente reforçada.
Quanto as cores, os arquivos seguem no padrão cinza, podendo ser de outra cor conforme necessidade do cliente.

Confira abaixo alguns modelos:

 

 


Confira mais em Eroflex
Fonte: moveisoffice