Páginas

Conceitos de Ergonomia

Conceitos de Ergonomia
A ergonomia é um conjunto de ciências e tecnologias que procuram a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho, procurando adaptar as condições de trabalho às características do ser humano.
Em agosto do ano de 2000, a IEA (Associação Internacional de Ergonomia) adotou a definição oficial e diz que ergonomia é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
A contribuição dos ergonomistas está relacionada ao planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas e de maneira geral, os domínios de especialização da ergonomia são a ergonomia física, cognitiva e organizacional.
A ergonomia assume, cada vez mais, o papel de extrema importância dentro das empresas, quando inter-relaciona a qualidade do produto e dos processos a um aumento de produtividade e melhoria nas condições de trabalho. Se por um lado, o uso da ergonomia pode sugerir maior gasto, por outro representa uma economia para a empresa e como conseqüência, a melhoria da saúde do trabalhador e da sociedade.
Se as organizações querem tornar-se competitivas no mercado globalizado, estas deverão utilizar-se da Ergonomia como estratégia para otimizar as condições de trabalho e com isso fazer com que as influências nocivas a saúde física e mental dos funcionários / colaboradores diminuam, e também, proporcionar meios para que estes possam ser criativos e participativos em suas organizações.
Seu campo de aplicação e crescimento é amplo, pois a evolução técnica do trabalho tem sido um fator decisivo no desenvolvimento desta ciência. A cada dia que passa, a tecnologia das máquinas alcança maior perfeição e complexidade, com menores custos e obrigando o homem a uma adaptação rápida a esta nova situação. É importante lembrar que, ao se desenvolver essas novas tecnologias, especificamente novas máquinas ou equipamentos para o sistema produtivo, as novas condições de trabalho devem atender ao ser humano em todos os aspectos, e serem melhores que as condições anteriores. Essas novas tecnologias devem se adaptar ao ser humano, usuário da mesma, e não o ser humano "ser obrigado" a se adaptar a essas novas tecnologias.
Fonte: Administradores
Confira mais em Eroflex

Como escolher cadeiras para auditório ?



O auditório é um local de curta permanência, mas isso não significa que qualquer tipo de assento possa ser empregado. As normas que regem as especificações das cadeiras de escritórios aplicam-se também àquele espaço. A norma em vigor é a NBR 13 962/2002 (Móveis para Escritórios Cadeiras), que abrange características físicas e dimensionais do móvel, além de estabilidade, resistência e durabilidade. Ela substitui as antigas NBRs 14 110/1998 e 13 962/1997. 


As cadeiras para auditórios devem ser do tipo poltrona, estofadas, encosto côncavo até a altura dorsal e com assento liso que pode ser levemente inclinado para trás; os apoios para os braços devem ser planos e longos. 

Fonte: forumdaconstruação

Confira mais em Eroflex

Dicas para encontrar um local para escritório



Ao locar uma sala comercial, não analise apenas local físico, veja também acesso a bons restaurantes e bancos também são serviços essenciais, cuja proximidade pode afetar positivamente a produtividade de toda a equipe.Cuidado com prédio muito antigos. Muitas vezes há limitação quanto à número de linhas telefônicas instaladas por andar, e alguns serviços como banda larga e TV a cabo podem não conseguir chegar até você por limitações técnicas.Terei lugar para crescer? Analise se a sala atual atende à estrutura de sua empresa hoje e pelos próximos anos, dependendo do tempo de contrato. Se for de 30 meses, planeje quantos funcionários a mais você pode vir a ter nesse período, dependendo do seu plano de negócios.Cuidado com reformas. Peça orçamentos e analise soluções. Uma reforma mais cara nem sempre é a melhor e a mais bem feita, e talvez também não atendas suas necessidades. A ajuda de um arquiteto, apesar de parecer cara a princípio, pode evitar um gasto posterior corrigindo alguma imperfeição ou adaptando o espaço.Converse com a equipe de colaboradores, pois eles sabem do que precisam para executar seu trabalho. Uma função determinada pode precisar de mais armários do que gavetas.Evite economizar em itens essenciais. Não se esqueça que além de aluguel, internet e telefone, você terá despesas com copos descartáveis, papel toalha, vassoura, canetas, papeis. Não vale a pena economizar alguns reais em coisas do dia a dia.
Fonte: saiadolugar
Confira mais em Eroflex